domingo, 13 de setembro de 2009

O Número Um

Por inúmeras vezes, no afã de fazer sempre o melhor para a nossa família, invertemos as prioridades. Ficamos confusas com a ordem dos papeis. Somos mulher, esposa, mãe, profissional; além de filha, irmã, tia, sobrinha, neta...
Algumas de nós nem sabemos, em casa, quem atender primeiro. O marido chama, os filhos também...as vezes nem a calma conseguimos manter.
Vamos aqui, em nossas conversas semanais, com a ajuda do Espírito Santo, orientar você na condução do seu relacionamento familiar para que você e sua família vivam em perfeita harmonia.

É de Deus o primeiro lugar na vida de uma mulher sábia. É de Deus o nosso melhor momento, nosso culto, nossa adoração e nosso louvor.

O segundo lugar é da família. Neste ponto, permita-me deter um pouco mais.
Existe uma posição hierárquica neste ponto que, na maioria das famílias, é invertida: o primeiro lugar na família não é do bebê recém nascido, não é do filho “do meio” cheio de manha e gracejos e, muito menos, do “mais velho” o primogênto. O primeiro lugar na sua família é do seu esposo. O homem que Deus colocou em sua vida para você amar e cuidar dele. É dele o primeiro lugar em seu lar. Antes dos seus filhos, antes do cuidado com a casa, antes, até mesmo, de você.
O primeiro lugar é dele. Com todas as suas manias, chatices e defeitos. Com todas as suas fragilidades, carências e inseguranças. Ele deve ocupar o primeiro lugar na sua família.
Quando você inverte essa ordem, ou seja, coloca seus filhos no primeiro lugar eles crescerão sem um parâmetro exato de seus papeis dentro da família.

Quando eu nasci, papai já era pastor. Mamãe, uma mulher muito sábia, temente a Deus sabia muito bem conduzir toda a família a ponto de cada um de nós saber, exatamente, qual era o nosso papel. Toda a família era bem atendida e suprida em todas as suas necessidades; mas o papai tinha sempre o primeiro lugar em nosso lar. Era o primeiro a sentar-se a mesa, o primeiro a servir e ser servido... Ele trabalhava muito como Pastor Presidente de um grande Ministério e a presidência de uma Entidade assistencial que atendia mais de 200 famílias carentes. Ele se dividia entre as viagens e atividades ministeriais e as atividades na Associação. Era muito requisitado mas o pouco tempo que ele tinha para descansar era “sagrado”. Mamãe direcionava todos os filhos para que o sono do papai não fosse incomodado. Cresci vendo essa hierarquia funcionando muito bem. Hoje, eu e meus irmãos, temos um lar estruturado e feliz pois aprendemos e vivenciamos isso na infância.

O terceiro lugar na vida de uma mulher sábia é sua carreira profissional. Algumas de nós ajuda a manter o lar com o trabalho secular. Deus conhece as nossas necessidades e não vai se entristecer, jamais, porque não conseguimos estar nos cultos ou reunião das mulheres durante as tardes.
Agora, as mulheres que não trabalham fora, devem colocar, sabiamente,as atividades da igreja em terceiro lugar. Não se esquecendo de deixar tudo pronto em casa antes de sair para a reunião.
Aos domingos normalmente saio de casa antes do meu esposo e meu filho acordarem.Mas, antes, deixo a mesa do café colocada e o almoço pronto!

Você pode achar que é muito difícil mudar. Eu continuo afirmando que, mudança sem ajuda é super difícil. Se pedirmos a orientação e a ajuda do Espírito Santo, fica mais fácil. É Ele quem intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Alelúia!

Confie ao Senhor, querida, mais esta tarefa. Ele vai te ajudar a organizar hierarquicamente o seu lar, a fim de que todos vivam em perfeita harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário